1. Planificação:
Titulo: Os Meus Amigos no Facebook
Tema: Linhas para a abordagem de uma ética do público / privado nas relações estabelecidas no Facebook
Breve Justificação: As questões relacionadas com a autenticidade são prementes numa análise das redes sociais. Neste sentido irei centrar-me na análise da amizade estabelecida no Facebook partindo de uma observação directa de dados estatísticos para perceber o que se entende por amizade na rede social Facebook.
Público-alvo: alunos do 1º ano da Universidade
Esboço do Índice
• O que é uma Rede social;
• A rede social Facebook;
• ‘Amizade Real’ (conceito ético) e ‘Amizade Virtual no Facebook’;
• Autenticidade / inautenticidade pessoal nas relações de amizade;
Ferramentas utilizadas na criação do REA
• Google Docs (formulário; Power - Point);
• CanStudio (ScreenCast);
• Flickr (Imagens sob CC License);
• Wordl.
Outras ferramentas utilizadas
• Wikipedia;
• Power Sound Editor Free Podomatic - (para elaboração do storyboard)
Publicação do REA
• Vuvox como agregador de conteúdos / formas e como REA final;
a) Dificuldades encontradas: Escolha do tema: inicialmente tinha escolhido o tema genérico ‘Cibercultura’; devido à vastidão do tema tive de me restringir a uma abordagem mais focalizada. Pela actualidade do tema ‘Facebook’ tentei fazer uma interpretação mais centralizada num dos temas que se encontra à mercê de interpretação na rede social ‘Facebook’.
b) Vantagens: Actualidade do tema; possibilidade de estudo na referida área; integração da questão ética referente à autenticidade / opacidade da vida pessoa relativamente ao tema da amizade.
c) Desvantagens: falta de bibliografia directamente relacionada com o tema; efemeridade da questão.
2. Da planificação à execução
a) Dificuldades encontradas: Escolha / definição de ferramentas a utilizar (devido ao facto do agregador ser o VuVox); elaboração de um questionário especificamente relacionado com a questão da amizade;
b) Vantagens: trabalho com ferramentas diversificadas (o que implicou o conhecimento / trabalho com uma diversidade de ferramentas – para experimentar o melhor -);
c) Desvantagens: o tempo dispendido entre a planificação e a execução do mesmo – pela necessidade de experiências várias -.
3. Execução – trabalho com o Vuvox
a) Dificuldades encontradas: necessidade de trabalhar, essencialmente, com recursos disponíveis online; o embed nesta ferramenta torna-a muitas vezes lenta e com alguma dificuldade na leitura. Neste sentido optei sempre por fazer links.
b) Vantagens: possibilidade de integrar vários recursos e várias experiências (pessoais ou já existentes online) num mesmo REA; o vuvox tem a possibilidade de ser um recurso que, ao agregar vários recursos, pode servir para apresentações online (de um curso ou de um tema) – neste caso seria para a apresentação de um tema -. Possibilidade de ir fazendo interpretações pessoais (através dos power-point ou do screencast) à medida que avançava no trabalho sobre o vuvox.
c) Desvantagens: o trabalho no vuvox (pelo facto de ser um recurso online) é difícil e moroso – nomeadamente porque se perde trabalho já feito com frequência (pede-se para salvar, mas com dificuldades de rede o mesmo não se efectua – não há um save automático). Pelo facto de ficar muito pesado fiz apenas linkagens para artigos, filmes, power-points… e não o embed. A percepção (de quem lê) do que vem em primeiro lugar dentro de uma imagem – os símbolos utilizados para indicarem os recursos incorporados são muito poucos -.
d) Outras dificuldades: o trabalho com o power-point do gogle docs não transfere as animações que são feitas ofline (o que me fez perder tempo – porque tinha feito animações personalizadas que quando foram transferidas perderam-se). A realização de um formulário que não tivesse questões dúbias e que pudesse abranger o maior número de possibilidades dentro de uma mesma resposta. A elaboração do screencast foi morosa pela dificuldade / impossibilidade de edição (sempre que cometia um pequeno erro tinha de o refazer na totalidade).
4. Reflexão Final
Quando foi pedido este trabalho poderia, simplesmente, levar a cabo um trabalho numa ferramenta que já conhecesse como por exemplo um site, mas como o intuito era precisamente o de experimentar ferramentas o que fiz foi, antes de mais encontrar um tema focalizado e centralizado dentro do tema ‘Cibercultura’ e experimentar novas ferramentas.
Na disciplina de PPEL a colega Carla Elias tinha feito um vuvox – ferramenta que me despertou a atenção pelo facto de possibilitar a construção de uma história (com passado, presente e futuro) – o que me fez de imediato pensar na sua utilização nesta disciplina. Fiz algumas experiências e percebi que poderia construir uma história – com imagens, vídeos, power-points, entre outros – sobre um tema. Quando me decidi pelo tema ‘Os meus amigos no Facebook’ pensei em utilizar, como fundo, imagens de uma realidade virtual (fotos que tinha tirado no Second Life) e, no final, imagens reais para contrapor à virtualidade. Neste sentido comecei por procurar artigos, vídeos, entre outros que se integrassem dentro deste vuvox. Fiz ainda um questionário online que enviei para os ‘meus amigos’ no Facebook (69 pessoas) dos quais recebi apenas 32 repostas (o que de alguma forma é um núcleo representativo para se conseguir elaborar uma interpretação). Fiz uma interpretação dos dados provenientes do questionário e com os mesmos elaborei um screencast que publiquei no youtube e linkei no vuvox. À medida que ia construindo a história sobre ‘Os Meus Amigos no Facebook’ fui também fazendo interpretações pessoais a partir das quais elaborei três power-points através do Google docs. A maior dificuldade que encontrei foi efectivamente o trabalho com a ferramenta vuvox – o facto de não ter um save automático; o trabalho de embed é feito com poucas ferramentas (por exemplo tentei fazer um embed de um screencast em AVI o qual foi automaticamente rejeitado); por outro lado tem a vantagem de se poder incluir tudo aquilo que se quer através de links não ficando o próprio recurso muito pesado – grande parte ou toda as leituras são feitas online, como também o é com algumas as imagens utilizadas - (não fica com leituras aos soluços ou com dificuldade na mesma ou na audição, etc). Esta ferramenta é muito interessante para criar histórias e este foi efectivamente o meu intuito.
Após a elaboração deste trabalho posso dizer que tenho a ideia de ter cumprido a tarefa inicialmente proposta e de ter conseguido construir uma REA consistente conseguindo, ao mesmo tempo, integrar conteúdos disponíveis na Web, interpretações pessoais e algum trabalho de estatística.
Algumas Indicações de Recursos Utilizados
Imagens
Fundo – fotos do SL ; outras fotos – minhas flickr (o vuvox vai buscá-las online; elas não estão, efectivamente, no vuvox)
Gato: http://www.flickr.com/photos/avalonstar/104526583/
Rede social: http://www.flickr.com/photos/dnorman/2314258583/
Fecebook - http://www.google.pt/images
Ponte: (The Golden Gate Bridge at Dusk) http://www.flickr.com/photos/stuckincustoms/4443924740/in/set-72157603505606537/
Artigos
Wikipédia:
Rede Social: http://en.wikipedia.org/wiki/Social_network_service
Facebook: http://pt.wikipedia.org/wiki/Facebook
Amizade: http://pt.wikipedia.org/wiki/Amizade
Vídeos
Na Linha da Frente:
http://tv1.rtp.pt/programas-rtp/index.php?p_id=25508&e_id=1&c_id=1&dif=tv
Grande Reportagem:
http://sic.sapo.pt/programasInformacao/scripts/videoplayer.aspx?ch=reportagem%20sic&videoId={DB72EA81-3D67-4578-8F5B-DB138B9A99E4}
Formulário
Google Docs - formulário
https://spreadsheets.google.com/viewform?hl=pt_PT&formkey=dFptUmlWbEViZG5oaGFORlNFUG1LZHc6MQ#gid=0
Citações
João Sá – em discussão no facebook (com autorização expressa do mesmo);
Rosalina Nunes - em discussão no facebook (com autorização expressa do mesmo);
José Mota - em discussão no facebook (com autorização expressa do mesmo).
Imagens dos Power-Point
PPoint Rede Social Facebook: Imagem copiada de http://smeira.blog.terra.com.br/
PPoint Os Meus Amigos no Facebook: imagem copiada de
juventudeconquistadora.blogspot.com/2009/07/
Screencast: feito com camstudio, publicado no youtube (Link: http://www.youtube.com/watch?v=dh7VlPUKUtw )