segunda-feira, 24 de maio de 2010

PPEL - Debate

Olá colegas mepelianos. Coloco aqui algumas indicações sobre o debate  e suas regras:


O debate é uma situação tipicamente argumentativa em que alguém defende uma causa ou expõe as suas razões a favor duma tese sobre questões ou situações que envolvam um confronto de ideias. Um debate tem os seguintes momentos:


. Discussão da(s) tese(s);


. Confronto de argumentos;


. Assumpção de posições devidamente justificadas.

Por isso saber participar num debate, quer a nível comportamental ou das atitudes que ao nível linguístico e lógico – argumentativo, é uma das competências exigidas pela Filosofia.



Regras para um debate:

A nível comportamental:

1) Saber ouvir e estar aberto aos argumentos dos outros;

2) Apresentar argumentos precisos e claros;

3) Justificar as posições com argumentos válidos, apoioados, sempre que possível, em provas factuais;

4) Intervir só se tiver algo a dizer, evitando argumentos já usados;

5) Aceitar como princípio que os outros podem ter razão, admitindo alterar a sua própria posição;

6) Evitar a agressividade e o ataque pessoal, aceitando que é mais importante o esclarecimento que a discussão possibilita, do que a vitória no debate.


A nível argumentativo respeitar:

1) As regras da gramática;

2) As regras da lógica e / ou da reórica.


As regras da lógica (do discurso coerente)

1) Fazer afirmações ou negações (proposições) justificadas racionalmente;

2) Não usar contradições, isto é, não defender simultaneamente uma tese e a sua negação;

3) Fazer inferências válidas, isto é, usar argumentos cuja conclusão decorra de premissas verdadeiras;

4) Usar argumentos consistentes, isto é, cuja conclusão decorra de premissas verdadeiras;

6) Respeitar as regras de construção de argumentos válidos.


Regras da Retórica (do discurso persuasivo)

1) Fazer afirmações credíveis ou sustentáveis;

2) Recorrer a argumentos defendidos por autoridades reconhecidas;

3) Usar uma linguagem apelativa e recorrer a figuras de estilo (metáforas, alegorias, analogias, etc.).


Bom trabalho!

Sem comentários:

Enviar um comentário