terça-feira, 4 de maio de 2010

MREL - Temática II; Fase 2

Planificação
Tema: Redes Sociais


Público Alvo: Alunos do Ensino Universitário (1º ano) do Curso de Licenciatura em Pedagogia E-Learning, disciplina de Educação e Sociedade em Rede - regime online -.


Objectivo Geral: Compreender a noção de rede social.

Objectivos específicos: Analisar o conceito de rede social; Conhecer a história e vertentes de rede social.

Conteúdos a Trabalhar: A rede Social: História da rede social; Vertentes da Rede Social.

Estratégias: Fazer uma leitura do artigo da wikipédia que se encontra em http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_social#Modelo_de_Redes_Aleat.C3.B3rias:_Alfred_R.C3.A9nyi_e_Paul_Erd.C3.B6s ;
Olhar atentamente a imagem apresentada em http://www.flickr.com/photos/ciro/4904655/ e procurar a ligação entre a imagem e a noção de rede social para um posterior debate em Fórum; Elaboração de um trabalho de reflexão sobre o significado de rede social e suas variantes acompanhado da criação de um REA que explicite a noção de rede social.

Materiais / Recursos: Computador, Internet, Moodle. Link’s:

1) http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_social#Modelo_de_Redes_Aleat.C3.B3rias:_Alfred_R.C3.A9nyi_e_Paul_Erd.C3.B6s

2) http://www.flickr.com/photos/ciro/4904655/


Avaliação / Tempo: 1) Leitura e análise do material dado - 03 a 07 Maio; 2) Discussão em Fórum sobre o tema ‘Redes Sociais’ (com a professora como moderadora) – entre os dias 10 a 14 Maio. 3) Elaborar um trabalho escrito onde o aluno apresente um comentário pessoal acerca do tema analisado e discutido em Fórum, a apresentar no blog do aluno; criar um REA que explicite a noção de rede social, a partir da imagem dada, a publicar no blog do aluno - entre os dias 17 e 31 de Maio. Os alunos poderão utilizar os fins de semana para o seu trabalho, mas não é obrigatório.


Critérios de avaliação - esta actividade vale um total de 5 valores -:

Discussão em Fórum – avalia competências de análise de conceitos, relação nocional e interpretação – 20% (1 valor)
Trabalho de comentário / reflexão – avalia competências de análise e relação conceptual; interpretação de temas; exemplificação; comentário pessoal / reflexão – 50% (2,5 valores)
Construção de REA – avalia competências de apresentação gráfica; criatividade e inovação; exemplificação – 30% (1,5 valores)

Todos os recursos e actividades serão publicados no Moodle da Universidade; os trabalhos dos alunos serão publicadas nos seus Blogs e a avaliação será comunicada e discutida por e-mail (entre Professor e Aluno).



Critérios de selecção dos Recursos:



Noção de Rede Social:



Critérios de escolha:
1) Organização do conteúdo: o conteúdo apresenta-se do mais geral para o mais particular começando com a apresentação da noção geral de rede e terminando com a exemplificação de redes sociais.

2) Estrutura formal do recurso: anexa à página central encontra-se uma página de discussão onde se encontram os erros / questões ainda por debater; são também apresentadas as várias alterações (histórico) que ao longo dos tempos o artigo foi sofrendo e que o aluno pode consultar (algumas) para melhor compreender a evolução da noção em análise;

3) Apresentação de ligações externas para outros conceitos / autores / temas associados: são apresentados vários links, seja dentro da página do artigo ou na página da discussão que podem ser úteis para guiar o aluno no seu estudo, facilitando a sua pesquisa.

4) Licenciamento: este é um REA que está sob a licença Creative Communs que possibilita não só a visulaização como também a participação e alteração de conteúdos.

5) Possibilidade de Edição: a possibilidade de ser editável confere a possibilidade de, após uma investigação por parte do aluno, inserir informação que ainda não esteja aí contida.


Alterações: uniformização da língua.







Critérios de escolha:


1) Apresentação gráfica equilibrada: a apresentação gráfica, as formas e as cores despertam a atenção para a noção em análise; esta imagem é uma forma de exemplo gráfico da noção de rede (e portanto de rede social) interligando-se com os conteúdos do outro REA (e possibilita, também, a comparação com a imagem que surge nessa página da wikipédia, seja por semelhança – da tipologia - ou por diferenciação – das relações -).

2) Inserção num repositório de imagens: o facto de estar inserida num repositório de imagens (repositório com recursos sob a licença CC) possibilita a pesquisa de outras imagens associadas ou sob a mesma conceptualidade.

3) Licenciamento: a apresentação da licença da obra na página em que se apresenta a imagem é uma forma de se perceber o que se pode ou não fazer com a imagem; o licenciacimaneto CC possibilita alterações e remisturas.

4) Autoria: a apresentação do autor possibilita não só saber quem criou a imagem como a pesquisa de outras imagens do mesmo autor para outros trabalhos.

5) Possibilidade de criação de uma obra derivada: porque uma das tarefas recai sobre a criação de um REA, a partir desta imagem os alunos poderão criar uma obra derivada.

Alterações:

1) Tornar legíveis as letras (cidades) dentro dos quadrados;

2) Colocar setas em ambas as direcções (inter-direccional);

3) Tornar os quadrados mais coloridos;

4) Colocar nomes de cidades mais conhecidas;



Conclusão: Relativamente a temas relacionados com a Web, a wikipédia é uma enciclopédia com bastantes artigos (inter-relacionados) que nos dão uma noção clara e incisiva daquilo que tratam apresentando, sempre que a informação não é fiável, esse mesmo facto. Os artigos fazem hiperligações dentro da própria wikipédia para artigos relacionados o que é sempre uma vantagem para a análise de conceitos. Parece-me importante, e para equilibrar a aprendizagem, a apresentação de um texto escrito acompanhado de um vídeo, som ou imagem. Neste caso específico a imagem escolhida pareceu-me bastante equilibrada e bem construída para acompanhar o texto. Porque ela poderá suscitar várias perspectivas e desencadear várias interpretações (devido ás ligações que estabelece) a imagem seria um ponto de partida para a elaboração de um outro momento de avaliação desta actividade a saber: a construção de um REA a partir deste (até porque existem várias alterações que poderiam / deveriam ser efectuadas para se ter uma melhor percepção do significado de rede social).

Porque a planificação desta actividade pressuporia tanto a reflexão pessoal como a construção de um REA ligado à noção de Rede Social escolhi a wikipédia como fonte de informação sobre o tema e a imagem como ilustração, por um lado, do tema e, por outra, como inspiradora para a actividade adjacente à da reflexão – criação de imagem -.

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