quarta-feira, 10 de março de 2010

Como fazer uma bibliografia comentada - algumas dicas

O QUE É UMA BIBLIOGRAFIA ANOTADA?

Uma bibliografia anotada é uma lista de citações de livros, artigos e documentos. Cada citação é seguida de uma breve (geralmente cerca de 150 palavras), descritiva e avaliativa anotação. A finalidade da anotação é informar o leitor sobre a pertinência, precisão e qualidade das fontes citadas.

________________________________________

ANOTAÇÕES VS. ABSTRACÇÕES

A síntese dos resumos é puramente descritiva, encontrado-se frequentemente no início de artigos de revistas académicas ou em índices de periódicos. As anotações são descritivos e críticas e expõem o ponto de vista do autor com clareza e adequação da expressão e autoridade.

________________________________________

O PROCESSO

Criar uma bibliografia anotada necessita da aplicação de uma variedade de habilidades intelectuais: exposição concisa, análise sucinta e pesquisa bibliográfica informada.

Em primeiro lugar há que localizar e registar as citações de livros, periódicos e documentos que podem conter informações úteis e ideias sobre o tema em análise. Resumidamente deve-se examinar e analisar os elementos reais. Em seguida, escolher as obras que oferecem uma variedade de perspectivas sobre o tema.

Citar o livro, artigo, ou documento com o estilo apropriado.

Escreva uma anotação sucinta que resume o tema central do livro ou artigo. Incluir uma ou mais frases que: a) avalie a autoridade do autor, (b) a intenção com que se dirige ao público, (c) comparar ou contrastar este trabalho com outros citados, ou (d) explicar como este trabalho é importante para a sua bibliografia.

________________________________________
 
Exemplo:

Anotação bibliográfica de um artigo de Jornal:

1) The following example uses the APA format for the journal citation.

Waite, L. J., Goldschneider, F. K., & Witsberger, C. (1986). Nonfamily living and the erosion

of traditional family orientations among young adults. American Sociological Review, 51 (4), 541-554.

The authors, researchers at the Rand Corporation and Brown University, use data from the National Longitudinal Surveys of Young Women and Young Men to test their hypothesis that nonfamily living by young adults alters their attitudes, values, plans, and expectations, moving them away from their belief in traditional sex roles. They find their hypothesis strongly supported in young females, while the effects were fewer in studies of young males. Increasing the time away from parents before marrying increased individualism, self-sufficiency, and changes in attitudes about families. In contrast, an earlier study by Williams cited below shows no significant gender differences in sex role attitudes as a result of nonfamily living.

2) This example uses the MLA format for the journal citation. NOTE: Standard MLA practice requires double spacing within citations.

Waite, Linda J., Frances Kobrin Goldscheider, and Christina Witsberger. "Nonfamily Living and the

Erosion of Traditional Family Orientations Among Young Adults." American Sociological Review 51.4 (1986): 541-554. Print.

The authors, researchers at the Rand Corporation and Brown University, use data from the National Longitudinal Surveys of Young Women and Young Men to test their hypothesis that nonfamily living by young adults alters their attitudes, values, plans, and expectations, moving them away from their belief in traditional sex roles. They find their hypothesis strongly supported in young females, while the effects were fewer in studies of young males. Increasing the time away from parents before marrying increased individualism, self-sufficiency, and changes in attitudes about families. In contrast, an earlier study by Williams cited below shows no significant gender differences in sex role attitudes as a result of nonfamily living.



Fonte: http://www.library.cornell.edu/olinuris/ref/research/skill28.htm
URL: http://www.library.cornell.edu/olinuris/ref/research/permission.html




Sem comentários:

Enviar um comentário